IV Encontro de Filosofia da Bahia

seg, 12/09/2022 - 14:00
Data de Término:
qui, 15/09/2022 - 22:00

O Encontro de Filosofia da Bahia (EFIBA) é um evento organizado pelas Universidades Públicas da Bahia que possuem o curso de filosofia em seus currículos: UFBA, UESB, UESC, UNEB, UEFS e UFRB. O objetivo é divulgar a pesquisa filosófica produzida no Nordeste, em especial na Bahia, para permitir a troca de experiências e conhecimentos, com intercâmbios de produção filosófica; oportunizar o debate, o intercâmbio e a atualização dos pesquisadores baianos entre si e destes com os pesquisadores convidados; e levar os resultados destas atividades para outras regiões do país. O Encontro é fundamental para as relações acadêmico-institucionais entre o Nordeste e os demais centros de pesquisa e ensino de Filosofia do Brasil e do exterior.

Com sua convicção na força e capacidade da Universidade Pública, a Comissão Organizadora convida o público de filosofia, das áreas afins e pesquisadores comprometidos com o debate democrático de ideias, a participar do IV Encontro de Filosofia da Bahia que será agora realizado em seu formato virtual, com sede virtual no Curso de Filosofia do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), situado na cidade de Amargosa.

Veja a participação dos docentes da UFBA:

14h00 - 15h30

Lançamento do livro "Procurando Razões", publicado pela Editora EDUFBA, e do livro "A Calamidade", publicado pela Editora CULT, ambos de autoria do Prof. Dr. Waldomiro José da Silva Filho (UFBA).

Debatedores: Flábio Williges (UFSM) e Juliano Garcia Pessanha

Mesa Redonda II: 20h30 - 22h00

Tema: Filosofia, Educação e Arte

Palestrantes:

Profa. Dra. Rosa Gabriella de Castro Gonçalves (UFBA)

Prof. Dr. Ivan Maia de Mello (UFBA)

Prof. Dr. Pablo Enrique Abraham Zunino (UFRB)

Mesa Redonda III: 10h45 - 12h15

Tema: Conhecimento, Linguagem e Educação

Palestrantes:

Prof. Dr. Sinésio Ferraz Bueno (Unesp/Marília)

Profa. Dra. Ivana Libertadoira Borges Carneiro (UNEB)