IX Colóquio Internacional Schopenhauer

seg, 12/04/2021 - 10:00
Data de Término:
sex, 23/04/2021 - 17:00

O “Colóquio Internacional Schopenhauer”, em sua 9ª edição, já se consolidou no cenário filosófico brasileiro. Ocorre bianualmente e conta com a participação dos principais pesquisadores do Brasil e do exterior que lidam com a obra do filósofo alemão Arthur Schopenhauer. Esta edição, afetada pela pandemia de COVID-19, é realizada pela Seção Brasileira da Schopenhauer-Gesellschaft, presidida por Maria Lúcia Cacciola, e pelos Departamentos e Programas de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Federal do ABC (UFABC) e da Pontífica Universidade Católica do Paraná (PUC-PR); e conta om o apoio da 'Voluntas: Revista Internacional de Filosofia' (especializada na produção filosófica sobre o pensador) e do GT Schopenhauer da ANPOF.

Em sua 9ª edição, o Colóquio reunirá pesquisadores de vários países, notadamente daqueles em que há seções da Schopenhauer-Gesellschaft, como Itália e Japão, além da Alemanha, para debater problemáticas inerentes ao 'corpus philosophicus' schopenhaueriano, as fontes e as influências do pensador, assim como as contribuições do filósofo para o desenvolvimento do pensamento moderno e contemporâneo.

O objetivo norteador do evento é promover o debate filosófico em torno do pensamento de Arthur Schopenhauer sobre a temática geral "Schopenhauer e o pensamento universal". Pretendemos, desse modo, possibilitar o aprofundamento das pesquisas e a socialização de resultados de trabalhos que são realizados no Brasil e ao redor do mundo sobre a filosofia schopenhaueriana e suas interfaces com diversos autores da História da Filosofia, caso dos pensadores da chamada 'Schopenhauer-Schule' - como Nietzsche, Rée, Bahnsen, Becker, Mainländer, Horkheimer, entre outros.

O professor Jarlee Salviano (Filosofia/UFBA) participará no dia 21 de abril, às 17 horas, com o tema "Schopenhauer e os afetos" e a professora Rosa Gabriella Gonçalves (PPGF/UFBA), no dia 23 de abril, às 15 horas, falando sobre "Abstração e empatia: a relevância de Schopenhauer para a fundamentação da arte abstrata".

O evento será transmitido pelo Canal Schopenhauer.

Veja todas as informações e programação: