Lançamento do Livro "Porque a filosofia interessa à democracia"

qua, 21/04/2021 - 10:00

O livro "Porque a filosofia interessa à democracia", organizado pelo prof. Waldomiro José da Silva Filho, docente do Departamento de Filosofia e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFBA, será lançado pela Editora da Universidade Federal da Bahia, no dia 21 de abril, às 10 horas, no Canal do Youtube da EDUFBA.

O livro reúne ensaios inéditos que tratam da contribuição da filosofia para o debate atual sobre a natureza e as crises da democracia contemporânea. Abordando a democracia a partir de diferentes ângulos, como a filosofia política, ética, filosofia da linguagem, história da filosofia, epistemologia e psicanálise, a obra destina-se tanto ao leitor e à leitora bem informado(a), interessado(a) no debate intelectual sobre política e sociedade contemporâneas, quanto a estudantes, docentes e pesquisadores(as) das humanidades. Escritos em uma linguagem que evita os jargões filosóficos, os ensaios não procuram apresentar a melhor filosofia da democracia ou a melhor definição de democracia, mas defender o lugar e o valor de uma atitude tipicamente filosófica diante da política: uma atitude baseada na crença do diálogo aberto e indeterminado, na busca e discussão das melhores razões, no respeito à diversidade de opiniões, no esforço de desfazer ilusões.

Encontre o livro: http://www.edufba.ufba.br/2021/04/porque-a-filosofia-interessa-a-democracia/

Outras publicações dos docentes de Filosofia da UFBA.