Semana Anpof 2021

A Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia realizará, entre os dias 21 e 25 de junho, evento virtual para discutir temas que tangenciam as preocupações da comunidade filosófica brasileira. A Semana Anpof tem como tema “os desafios do presente e a comunidade filosófica brasileira ” e discutirá a universidade e a sociedade hoje, filosofia e gênero, a filosofia e as humanidades, pandemia, democracia e autoritarismo. Os debates acontecerão às 19 horas com transmissão ao vivo no canal do YouTube da Anpof

A presidenta da Anpof, professora Susana de Castro (UFRJ), destaca a importância da discussão de temas como diversidade sexual, racismo e direitos das mulheres para a reflexão sobre currículo e práticas pedagógicas. “Nossa educação universitária sempre foi muito conteudística e pouco reflexiva, não estimulando aos estudantes a formação de uma consciência crítica que lhes permitisse criar novos paradigmas teóricos próprios à realidade circundante. Acreditamos que nossos estudantes hoje mais do que nunca almejam produzir teoria que reflita o tempo presente e as demandas sociais”, comenta a presidente.

Ela abre a semana na segunda-feira, 21/6, dividindo a mesa “a universidade e a sociedade hoje” com a profa. Marilena Chaui (USP). A mediação será feita pelo diretor de comunicação da Anpof, o prof. Érico Andrade (UFPE). Na terça-feira o debate será sobre filosofia e gênero, com as professoras Adriana Delbó (UFG) e Léa Silveira (UFLA), com a doutoranda Katiúscia Ribeiro (UFRJ) e mediação de Tessa Lacerda (USP). Democracia e autoritarismo será o tema da mesa de quarta-feira, com a professora Loiane Prado Verbicaro (UFPA), o professor Marcos Nobre (Cebrap/Unicamp) e com a doutoranda Patrícia Baehr (UFSC). Terá a mediação do prof.  Cesár Candiotto (PUCPR).

Na quinta-feira haverá debate sobre filosofia e humanidades com os professores José Crisóstomo (UFBA), Ivan Domingues (UFMG) e Yara Frateschi (Unicamp), mediado pelo professor Agnaldo Cuoco (UnB). O evento será encerrado na sexta-feira com um debate sobre pandemia com os professores Alcino Bonella (UFU), Darlei Dall'Agnol (UFSC) e Maria Borges (UFSC). Será mediado pela professora Geórgia Armitrano (UFU). Os temas e as participações foram definidas junto aos Grupos de Trabalho da Anpof e às coordenações dos programas de pós-graduação. Não haverá emissão de certificados e não é necessário inscrever-se, basta acessar o canal do YouTube da Anpof.