XX Semana de Filosofia da UESC

seg, 18/10/2021 - 13:30
Data de Término:
sex, 22/10/2021 - 22:00

A semana de filosofia é um evento em sua XX edição. Neste ano, 2021, o tema escolhido foi a PANDEMIA.

O primeiro tema é o da Valorização da vida numa perspectiva multidisciplinar. O referido tema certamente esteve e está presente, por exemplo, nas questões referentes à criação de vacinas e à sua aplicação em humanos, que conduz, entre outras, a questões discutidas e debatidas nos Comitês de Ética em Pesquisa com seres humanos. Outro tema que certamente gera perplexidade e debates é a questão que envolve as liberdades individuais e as políticas públicas que são implantadas nestes períodos extraordinários. Para minimizar as consequências da doença e para evitar mortes são adotadas medidas como o isolamento social, que muitos entendem como uma privação da liberdade, mesmo que tal posição tenha, na base, apenas uma justificativa econômica. O terceiro tema a ser tratado na semana de 2021 é o mencionado no início desta introdução, a educação. Os transtornos causados na vida de estudantes, professores e de todos aqueles envolvidos direta ou indiretamente na educação são inúmeros/infindáveis. A falta de convívio social de crianças e adolescentes, restritos ao convívio com poucas pessoas/familiares, o desafio de aulas remotas em todos os níveis de ensino e os transtornos psicológicos imediatos e que aparecerão e se manterão por longo tempo são alguns que podemos mencionar. O penúltimo tema escolhido para ser debatido na semana de filosofia é o meio ambiente. Neste tema, questões como a visão do homem como o centro do “mundo”, certamente podem conduzir a acaloradas discussões, e a pensar o lugar do homem no mundo e sua relação com o meio ambiente natural, com a intervenção humana sem limites, entre outras. Por fim, o último tema que elegido é a ciência e o negacionismo. A negação do saber científico veio à tona neste período com a recusa do uso de máscara, de distanciamento e isolamento social, com a defesa de uso de medicamentos cuja eficácia não é comprovada. Negou-se, com veemência, neste período até o formato da terra, de redonda passou à forma plana.

O prof. Waldomiro José da Silva Filho (Filosofia/UFBA) participará nos dias 18 e 22 de outubro, com o minicurso "Epistemologia da conversação: Lições para combater o fascismo (uma homenagem à professora Helena dos Anjos)" e a palestra "A indispensabilidade da verdade".

Fonte, mais informações e inscrição: