Até o próximo dia 10 de novembro, a comunidade da Universidade Federal da Bahia poderá opinar sobre sua experiência durante o Semestre Letivo Suplementar (SLS 2020). Desde o último dia 24/10, os corpos discente, docente e técnico-administrativo estão recebendo, em seus e-mails, um link direcionando para uma pesquisa de avaliação sobre a experiência vivenciada durante o período atual, cujas respostas subsidiarão o planejamento para o próximo semestre.
“São questionários com questões específicas sobre o trabalho dos professores, dos trabalhadores técnico-administrativos e sobre as atividades dos estudantes”, disse o coordenador de avaliação institucional na Superintendência de Avaliação e Desenvolvimento Institucional da Universidade (Supad), Jorge Salles. Embora sejam voltados pra três perfis diferentes, os instrumentos de pesquisa guardam uma semelhança e equilíbrio em relação às questões examinadas, respeitando as especificidades do trabalho e da atuação de cada segmento da comunidade universitária, explicou Salles.
Os questionários coletam informações sobre três dimensões: didático-pedagógica, infraestrutura física/tecnológica e recursos humanos, incluindo os aspectos relativos à saúde mental da comunidade, o que permitirá a elaboração de análises quantitativas sobre os diversos aspectos envolvidos na forma atuação das três categorias. O objetivo da avaliação é conhecer o funcionamento do SLS, a eficácia das ações realizadas e como estão reagindo as pessoas ligadas direta e indiretamente ao SLS, para que possamos planejar de modo mais acertado ainda o próximo semestre, informou o responsável pela avaliação institucional da UFBA.
Por isso, Jorge Salles ressalta que é muito importante ter o maior número possível de participantes, já que essa é uma pesquisa censitária, em que toda a comunidade é convidada a participar voluntariamente. A expectativa é publicizar os resultados da sondagem até o final desse mesmo semestre.
Importância da avaliação na UFBA
Tradicionalmente, a UFBA faz uma avaliação de cada semestre, sempre no período da matrícula do semestre seguinte, através do sistema de Avaliação – SIAV. O Semestre Letivo Suplementar-SLS é um semestre atípico, realizado por força da pandemia, sob condições nunca vivenciadas pela comunidade acadêmica. Foi necessário um grande esforço para reunir as condições tecnológicas, pedagógicas e administrativas capazes de assegurar o pleno funcionamento deste semestre.
Para criar tais condições, a Universidade realizou três pesquisas, antes do início do SLS, envolvendo os professores, os trabalhadores técnicos-administrativos e os estudantes. Os resultados dessas pesquisas – que estão disponíveis no portal UFBA em Movimento – permitiram o planejamento das atividades, capacitação e organização dos recursos disponíveis para iniciar o SLS. Agora, transcorridos os meses iniciais, sentiu-se a necessidade de avaliar o seu funcionamento; a eficácia das medidas adotas, das condições disponibilizadas e, principalmente, as estratégias de enfrentamento da comunidade UFBA.
Com a atual avaliação “pretende-se conhecer o funcionamento do SLS, a eficácia das ações realizadas e como estão reagindo as pessoas ligadas direta e indiretamente ao SLS, para que seja possível planejar de modo mais acertado para a realização do próximo semestre”, concluiu Jorge Salles.
Fonte: Edgard Digital, em 06/11/2020