Data de Início:
qui, 22/04/2021 - 15:00
Dia 22 de abril, às 15h, ocorrerá o 2º Encontro do Seminário Permanente de Filosofia, Crítica e Sociedade. Contaremos com a presença de Rodrigo Ribeiro (Unirio), que fará uma intervenção cujo título é “Alienação e Mundo em Hannah Arendt”.
Para se inscrever no 2º Encontro, clique aqui, até o dia 16 de abril.
Quer saber sobre os outros Encontros? Aqui.
O que é o Seminário Permanente de Filosofia, Crítica e Sociedade?
Trata-se de um seminário de pesquisa on-line com programação anual e periodicidade mensal (4 encontros mensais por semestre, 8 encontros por ano) orientado para apresentação e discussão de diferentes vertentes da filosofia social. Vale destacar que um tema específico será selecionado a cada semestre, ou a cada ano, a partir desse horizonte mais amplo. O caráter “permanente” do Seminário indica que ele não possui, a priori, um prazo para ser encerrado.
De forma mais precisa, o objetivo é criar um espaço privilegiado de diálogo acerca das pesquisas que estão sendo realizadas em torno de determinados temas de filosofia e crítica social. Com esse espírito, pretende-se privilegiar, a cada encontro, uma experiência de aprofundamento e debate sobre uma única apresentação (normalmente um work in progress ou uma publicação recente).
Finalmente, a "alienação" será o tema específico válido para o primeiro semestre de 2021. Sua escolha justifica-se por se tratar de um dos mais clássicos e relevantes conceitos do campo da filosofia e da crítica social, e tem sido objeto igualmente de recentes tentativas de renovação e reatualização.
O seminário será realizado de modo totalmente online e em sala virtual com participação aberta ao público mediante inscrição prévia. A plataforma a ser utilizada será o Google Meet, com transmissão paralela via canal de YouTube do PPGF/UFBA.
--> Email para mais informações e dúvidas: sempeficso@gmail.com
Organização: Hélio Alexandra da Silva (UNESP), Leonardo da Hora (UFBA), Paulo Bodziak (UFBA) e Vinícius dos Santos (UFBA).
--> *Este evento conta com o apoio dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia da UFBA e da UNESP/Marília*