Apoio psicossocial para o SLS

Neste mês de setembro, que é voltado para a campanha do Setembro Amarelo de Atenção ao Suicídio, os integrantes do PsiU estão realizando vários eventos online, que são informados e podem ser acompanhados nas redes sociais do Programa:  Facebook – psiunauniversidade; Instagram –  @psiufba ;  Youtube – PsiUCanal ; e WhatsApp para acolhimento – 071 98707-1041.

No semestre letivo suplementar (SLS 2020), que termina em 18 de dezembro, o programa PsiU integra a Rede de Proteção Psicossocial voltada para o atendimento de demandas da comunidade universitária (professores, estudantes, técnico-administrativos e terceirizados), em meio às atividades de trabalho e estudo remotos, necessários na atual configuração. “Estar nesta rede é crucial, pois nos chegam questões que apontam para a necessidade de uma transversalidade de ações”, destacou Veras.

A rede, que está apta a realizar escuta, prover informação, acolhimento e ajuda em relação às dificuldades decorrentes do período, é composta dos seguintes órgãos: Ouvidoria da UFBA, Pró-reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil, Superintendência Acadêmica (Supad), Superintendente de Avaliação e Desenvolvimento Institucional (Supad), Serviço Médico Rubens Brasil (Smurb), Pró-reitoria de Desenvolvimento de Pessoas (Prodep), Instituto de Psicologia e PsiU.

O coletivo foi implantando pela  Portaria do Gabinete da Reitoria nº.184 de 27 de agosto 2020 com o objetivo de  potencializar recursos e unir esforços, possibilitando um atendimento psicossocial qualificado, bem como a criação de novas propostas para o enfrentamento das demandas provenientes da comunidade universitária/UFBA, em tempos de pandemia.

“A UFBA é uma instituição grande e possui inúmeras iniciativas voltadas para o bem- estar, mas até então não havia uma real integração e diálogo entre essas iniciativas. Nosso trabalho no PsiU continuará sendo basicamente o mesmo, mas com o conforto de poder contar com uma rede maior de atenção, capaz de atender possíveis necessidades, o que tornará nossa ação muito mais eficaz”, resume Veras.

Fonte: Edgard Digital, em 18/09/2020