Plataformas e serviços online do Semestre Suplementar deverão ser utilizadas com login de acesso único

Todas as plataformas de ensino online e demais serviços para realização do Semestre Letivo Suplementar 2020 deverão ser acessadas através do login com usuário e senha do domínio UFBA. Esse login – o mesmo utilizado para acessar a rede de computadores da Universidade, por exemplo – é a credencial de acesso a um conjunto de serviços, “uma espécie de chave que abre diversas portas”, explica o Superintendente de Tecnologia da Informação da UFBA, Luiz Cláudio Mendonça.

A importância do cuidados com essas credenciais é ressaltada pelo superintendente: “São pessoais e intransferíveis”. “Para além do SLS, a conta do domínio ufba.br é uma identificação digital para os diversos serviços “, acrescenta.

Essa identificação será necessária para navegar no Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFBA, que utilizará a plataforma baseada em código aberto Moodle, em versão modernizada com o acréscimo de novas funcionalidades para gestão de conteúdos e avaliações. Também foram integrados os recursos da ConferênciaWeb da RNP e as ferramentas da plataforma G Suite for Education, tais como Google Meet, Drive e Gmail, através de serviços providos em nuvem. As plataformas estão acessíveis pelos endereços ava.ufba.br e gsuite.ufba.br.

Através do login UFBA, também estão disponíveis os serviços da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), que reúne instituições de ensino e pesquisa ao redor do mundo e é integrada com a Federação Internacional Edugain, permitindo acessar o portal de periódicos Capes, a rede wifi EduRoam, entre outros.

Caso não lembre o seu login e/ou senha do domínio UFBA, acesse o site Autenticação UFBA (https://autenticacao.ufba.br) para receber o link de alteração de senha no seu endereço de e-mail cadastrado. Caso não tenha acesso ao seu e-mail cadastrado, é preciso acessar o site SIUS UFBA (https://sius.ufba.br/) para recuperar o acesso através de um e-mail alternativo, com as credenciais utilizadas para acessar os Sistemas Web, como o SIAC e o SIATEX.

Fonte: Edgard Digital, em 14/09/2020