Segunda edição do Congresso Virtual da UFBA abrirá o próximo semestre letivo

A Universidade Federal da Bahia iniciará o próximo semestre letivo realizando a segunda edição virtual de seu Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, que acontecerá de 22 a 26 de fevereiro.

Estudantes, professores e técnico-administrativos já podem se inscrever através do site http://www.inscricaocongresso2021.ufba.br/. Assim como na primeira edição, os inscritos poderão participar do evento de três maneiras: apresentação de “pôsteres”, por meio de vídeos gravados de até 5 minutos; realização de mesas de discussão, entrevistas ou depoimentos ao vivo ou gravados, através de aplicativos de reunião e transmissão de eventos; e intervenções artísticas, através de múltiplos suportes: vídeo, audio, fotografia, entre outros.

Os inscritos poderão submeter propostas de atividades a partir do dia 30 de novembro. O prazo limite para submissões de vídeo-pôsteres pelos estudantes é dia 10 de dezembro. Já propostas de mesas e intervenções artísticas podem ser enviadas até o dia 17 de dezembro. Todos os participantes inscritos receberão certificados.

Idealizado pela Administração Central da UFBA para, em tempos de necessário isolamento social por conta do coronavírus, proporcionar à comunidade universitária um espaço de encontro e demonstração da vitalidade de sua pe
squisa, ensino e extensão, contemplando também a livre expressão artística e a reflexão crítica sobre a atual conjuntura, o Congresso Virtual foi uma iniciativa pioneira, cujo sucesso estimulou a realização de eventos em formato semelhante por outras instituições em todo o país.

Realizada em maio, a primeira edição do Congresso Virtual registrou mais de 38 mil inscritos (dos quais 15 mil integrantes da UFBA) e mais de 126 mil espectadores pelo Youtube, gerando um total de 638 mil visualizações. Ao todo, foram realizadas 440 atividades ao vivo e outras 191 gravadas, além de 256 intervenções artísticas e mais de mil vídeo-pôsteres de 5 minutos enviados por estudantes.

Seguindo os mesmos moldes dos cinco grandes congressos anuais que a UFBA vem realizando desde 2016, o Congresso Virtual não tem um tema definido, uma vez que seu propósito é abranger a maior diversidade possível de iniciativas que partam dos membros da comunidade universitária, contemplando as temáticas de maior interesse da sociedade baiana e brasileira no momento em que o evento é realizado.

Assim, serão aceitas, por exemplo, apresentações individuais de pesquisas de iniciação científica, papers de pós-graduandos, trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses, intervenções musicais, teatrais, de dança e de artes plásticas, entre outras muitas possibilidades. Quanto às mesas, não há restrição de temática ou formato – as que tiverem até 3 participantes terão duração máxima de 1h, e aquelas com 4 ou mais participantes, 1h30min.

A programação também trará, diariamente, conferências ou mesas de debate com importantes intelectuais, cientistas e políticos do país.

Liderada pelo reitor João Carlos Salles, a comissão multidisciplinar que organiza o evento tem a participação da Assessoria e da Superintendência de Tecnologia da Informação, da Assessoria Especial da Reitoria, das pró-reitorias de Extensão, Graduação e Pós-graduação e da Superintendência de Educação à Distância, além da Assessoria de Comunicação Institucional da UFBA.

Fonte: Edgard Digital, em 27/11/2020

Acesse: http://www.congresso2021.ufba.br/

As inscrições estão abertas a todos os interessados, mas a submissão de propostas é restrita à comunidade UFBA (participantes externos podem integrar propostas). Não é obrigatória a inscrição para ter acesso aos conteúdos, mas serão emitidos certificados apenas para os participantes inscritos.