Uma dose de credibilidade

 

"Uma dose de credibilidade", este é o título da Coluna publicada na ANPOF, pelo doutorando em Filosofia pela UFBA, Gilson Linhares.

"Estamos vivendo nos últimos anos uma situação muito delicada e de completo caos nos meios informativos, sejam eles científicos ou a própria imprensa. Duas são as instituições sociais que sofrem ataques sobre seu testemunho atualmente, a saber, a ciência e a imprensa. Os ataques, com o advento das redes sociais, ganharam uma notoriedade nunca antes tão grande. As chamadas fake news produzidas em massa estão causando verdadeiros caos sociais e manipulando negativamente o campo informativo. Travestindo-se de jornalismo, os grupos que produzem as fake news acabam colocando em cheque a credibilidade e a confiança das pessoas nas instituições sociais acima citadas.
Por isso, com o presente texto pretendo apresentar alguns critérios debatidos no campo da epistemologia social que possam nos indicar algum caminho que nos leve à lucidez no meio desse caos que se instaurou em nossa sociedade. Esses critérios devem nos conduzir ou nos aproximar de testemunhos confiáveis, não pretendem de modo algum atingir a perfeição, a impossibilidade de erro, pois nem sempre será possível verificar tais critérios de atribuição de credibilidade."