Universidades baianas vão reunir pensadores em encontro

 
Foi dada a largada para o maior encontro de pensadores das universidades baianas com o envio da redação dos resumos de trabalhos na programação promovida com o objetivo de divulgar a pesquisa filosófica em desenvolvimento no Nordeste, com foco especial para a Bahia. 
 
Estarão juntas as comunidades acadêmicas das universidades Federal da Bahia (Ufba), Estadual de Feira de Santana (Uefs), do Estado da Bahia (Uneb), Estadual de Santa Cruz (Uesc), Estadual do Sul da Bahia (Uesb) e Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Trata-se do IV Encontro de Filosofia da Bahia (Efiba), 100% virtual, segundo os organizadores, como forma de trocar conhecimentos sobre a produção filosófica, estimular o debate e a atualizar o diálogo de pesquisadores baianos com convidados. 
 
Tendo como participantes, estudantes de graduação, professores da rede pública e do ensino privado, pesquisadores universitários, do país e do exterior, o encontro aceita envio de resumos até dia 25 de julho e a inscrição como ouvinte, até 8 de agosto, pelo google. Entre os lançamentos de livros já confirmados estão Procurando Razões e A calamidade, por Waldomiro J. Silva Filho e Temas em Direitos Humanos e Atualidades, de autoria de Edir Antonia de Almeida e Fábio Falcão Oliveira. 
 
O professor dr. Silvio Gallo, da Universidade de Campinas (Unicamp), será o conferencista de abertura, ao abordar Atualidades e perspectivas para a filosofia, antes da realização de uma série de oito mesas redondas, com Rafael Azize e Juliana Ortegosa Agio, entre outros docentes.
 
Os grupos de pesquisa, como os de filosofia antiga, liderado pela professora Gislene Vale, já estão mobilizados para o grande encontro virtual em setembro.
 
 
Fonte: Coluna do Jornal A Tarde, de 17 de julho de 2022